A ZF anunciou na quarta-feira, 28, que vai fornecer os eixos dianteiros TSA 09 para a Yanmar (empresa de origem japonesa especializada em máquinas, motores e veículos para uso agrícola e na construção civil) que os utilizará em seus tratores leves da linha Solis. Os componentes foram desenvolvidos na unidade da ZF em Sorocaba (SP), onde a empresa possui seu centro de competência global em eixos agrícolas, e serão customizados para a montadora.
De acordo com a ZF, os eixos TSA 09 vão equipar a nova geração de tratores Solis com duas opções de motor, uma com 75 cavalos e a outra com 90 cavalos. Os dois estarão à venda no País a partir do segundo semestre deste ano e, até dezembro, a Yanmar planeja alcançar a marca de 2 mil unidades produzidas de toda essa linha de tratores.
Com design e aplicação totalmente desenvolvidos pelos engenheiros brasileiros da ZF, a linha de eixos TSA tem a flexibilidade de utilização como um de seus destaques, ou seja, a montadora pode definir a redução do diferencial para cada modelo de trator, optar por usar o sensor de esterçamento e ainda escolher entre o diferencial autoblocante e o bloqueio hidráulico, por exemplo.